Durante a usinagem de peças nas máquinas operatrizes são realizados movimentos de peças, ferramentas e carros. O sistema de transmissão muito usado para este movimento é o sistema de fuso e porca, mas apresenta o inconveniente dos atritos entre as roscas do parafuso e da porca que provocam uma torção do parafuso, incompatível com as precisões de usinagem requeridas, assim como um “solavanco” a pequenas velocidades. Deve-se levar em conta também a folga existente quando se inverte o sentido de deslocamento, ocasionando imprecisões e até ruptura de ferramentas.
As máquinas automáticas devem poder realizar acelerações e desacelerações consideráveis e rápidas, bem como deslocamentos regulares à velocidades lentas, por isso os sistemas parafuso-porca clássicos são excluídos dos sistemas de comando das máquinas CNC, sendo assim, mesmo sendo onerosos, os sistemas parfuso-porca de esferas recirculantes são os usados. Isso permite transformar o atrito das roscas parafuso-porca num rolamento.
Em geral são utilizados motores de corrente contínua para o acionamento dos avanços, que são regulados por um circuito de potência e podem acionar ou frear em ambas as direções de movimento.
Podem ser adotados também, para as máquinas CNC de concepção simples e menores exigências de precisão também motores passo nos acionamentos de avanço.
A rotação de peças e/ou ferramentas é realizada pela árvore principal, e seu acionamento é realizado através de motor de corrente alternada ou corrente contínua.
Obs.: Quando o acionamento é feito por motor de corrente alternada, a seleção de rotações é feita por uma caixa de engrenagens, mas geralmente são acionadas por motores de corrente contínua, onde as rotações podem ser realizadas sem escalonamentos e controladas através de um tacômetro, podendo-se utilizar qualquer rotação desejada dentro do campo de rotações da máquina.
A medição das posições dos carros pode ser direta ou indireta.
Direta- Utiliza-se uma escala e um receptor/emissor que são fixados no carro e no corpo da máquina. As imperfeições nos eixos e nos acionamentos não influenciam nos resultados das medições.
Indireta - O posicionamento do curso do carro é tomado pelo giro de um eixo de esferas recirculantes. Este sistema de medição registra o movimento de giro de um disco de impulso, que está montado em um eixo de esferas recirculantes.
Outro elemento de vital importância em uma máquina operatriz, pois determinam toda a precisão geométrica da máquina são as guias e barramentos.
Mas o deslocamento dos carros sobre as guias e barramentos provocam atrito e por conseqüência desgaste, buscando reduzi-los, faz-se necessário a escolha de materiais adequados, guias de plástico, ou aditivos no óleo (bisulfeto de molibidêneo). Atualmente são usadas as guias de rolamento e guias hidrostáticas.
Para evitar vibrações são adotados barramentos de alta rigidez, com enchimento de concreto ou areia do macho de fundição, e para facilitar a rápida eliminação dos cavacos, produzidos em elevado volume e altas temperaturas, os atuais centros de torneamento, estão usando barramentos inclinados.